Palavra do presidente

Prezados municipalistas,

A água é essencial à vida e, conforme sua demanda cresce, aumentam as discussões sobre a forma adequada para sua proteção, tratamento, divisão e uso.

Por estar presente em todas as atividades humanas e se tratar de um tema transversal nos diferentes segmentos sociais, é primordial que os diversos atores discutam seus usos múltiplos e alternativas de gestão, a fim de que suas responsabilidades perante a questão hídrica e ambiental sejam executadas de maneira harmônica.

Logo, os Municípios têm um papel fundamental no protagonismo dessas discussões e decisões acerca do tema Água, uma vez que as políticas públicas devem refletir uma integração com as atuais agendas ambientais, sociais e territoriais, tais como a Agenda 2030, a Nova Agenda Urbana e o Marco de Sendai.

Iniciativas que visem ao uso racional, diminuam o desperdício, potencializem o reúso, garantam a qualidade da água e protejam as fontes de abastecimento devem ser divulgadas e discutidas.

Participe do Espaço Municipalista: a Água e o Mundo, compartilhe sua experiência, divulgue seus conhecimentos e faça parte deste marco.

Paulo Ziulkoski Presidente CNM